terça-feira, 25 de março de 2014

Reprodução assistida ajuda a realizar sonho de maternidade

Hiperestimulação ovariana é o primeiro passo para fertilização in vitro
O sonho de ter uma família faz parte do desejo de muitas mulheres, mas após encontrar o par perfeito, algumas delas têm dificuldades para engravidar, seja por causa da idade, doenças ou por problemas hormonais. Para realizar esse sonho, muitos casais recorrem à técnica de reprodução assistida.
O ginecologista e obstetra Luís Carlos Alves Perillo, especialista em reprodução assistida afirma que o primeiro passo para o tratamento é a hiperestimulação ovariana. “É necessário que a paciente utilize medicamentos que estimulem a produção de óvulos, para aumentar as chances de fertilização”, disse. Segundo ele, depois da estimulação é feita a coleta dos óvulos. “A paciente é sedada para a coleta, e depois faz-se a fertilização in vitro. Depois de 48 horas da coleta, os embriões são transferidos para o útero”, afirmou.
O tempo para a fixação do embrião no útero e a confirmação da gravidez varia conforme cada paciente e é possível que a técnica precise ser aplicada mais de uma vez. “Isso ocorre por causa da alta complexidade, e das variações hormonais em cada mulher”, disse.  Perillo também orienta às futuras mamães a praticarem atividades físicas sob recomendação profissional e alerta para o mito do uso prolongado de anticoncepcional. “Independente do tempo de uso do anticoncepcional, a fertilidade da mulher retorna nos primeiros três meses, e é importante ressaltar que o uso de contraceptivo diminui doenças como cistos ovarianos e endometriose, que podem estar relacionadas com a dificuldade em engravidar”, afirmou.


Kompleta Comunicação -  Assessoria de Imprensa - (034) 3086-6161
Cindhi Belafonte – (34) 9285-0022 / assessoria@kompletacomunicacao.com.br