quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Alimentação aliada a exercícios físicos regulares garantem o controle do colesterol

Imagem Internet


No dia 08 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, um dos responsáveis pelos altos índices de mortes por doenças cardiovasculares, como infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC), no Brasil. A Sociedade Brasileira de Cardiologia revela que 40% dos brasileiros têm colesterol elevado e as mulheres representam 30% desse grupo.

                  O colesterol é visto, em sua maioria, como um vilão. Mas talvez você não saiba que ele é importante na formação da estrutura das células, na produção de hormônios sexuais e vitaminas imprescindíveis ao organismo. O perigo está na elevação do colesterol ruim (LDL), que predispõe a formação de placas de gordura nas artérias, dificultando a chegada de sangue aos tecidos (isquemia), aumentando o risco de infartos e derrames.

Imagem Internet

  
                  Alguns fatores predispõem alterações no colesterol, são eles: histórico familiar, tabagismo, sedentarismo, alimentação inadequada, hipotireoidismo, entre outros. Os níveis elevados de colesterol não causam sintomas, portanto é importante fazer exames regularmente.
     
                  O cardiologista do Hospital Santa Clara, Dr. José Rafael, explica que os valores considerados normais para o colesterol variam de acordo com a idade e presença de doenças como diabetes, derrame ou infarto. “O importante é não considerar apenas o colesterol total, mas principalmente as frações (LDL – colesterol ruim, VLDL – relacionado ao triglicérides e HDL - colesterol bom)”, completa.

                  Para evitar que o aumento no nível de colesterol, a nutricionista Carolina Domingues alerta para os alimentos que precisam ser consumidos moderadamente:

·         Alimentos de origem animal como creme de leite, leite integral, camarão e vísceras (coração e fígado);
·         Frituras como batata frita ou carnes fritas;
·         Embutidos como salsicha e presunto.

Outros alimentos são importantes para controlar o colesterol, são eles:

·         Abacate;
·         Azeite de oliva, óleo de milho, óleo de girassol, óleo de canola, óleo de amendoim;
·         Amendoim, amêndoas, castanha, linhaça, semente de girassol, gergelim;
·         Salmão, atum, sardinha;
·         Alho, cebola;
·         Soja;
·         Manteiga de amendoim.

                  O cardiologista recomenda manter a dieta adequada, aliando atividades físicas e fazer os exames anualmente, pois em algumas situações são recomendados medicamentos para controle do colesterol. Quando há casos na família, é importante fazer acompanhamento desde a infância.


            

Kompleta Comunicação – Assessoria de Imprensa - (034) 3086-6161
Lauriane Martins – (34) 9249-5800 / redacao@kompletacomunicacao.com.br