quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Outubro Rosa: atenção contra o câncer de mama é intensificada

Dados do INCA apontam que no ano de 2014, foram detectadas mais de 57 mil estimativas de novos casos


Durante todo o ano é necessário lembrar dos cuidados de prevenção do câncer de mama, mas por se tratar de um problema que acomete grande parte da população feminina, no mês de outubro esse tema é especialmente abordado, visando redobrar a atenção das mulheres.

A preocupação é evidente, pois segundo dados do INCA o câncer de mama é responsável por 22% dos casos diagnosticado a cada ano, é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres.

Os principais fatores de risco da doença são: irradiação frequente na região do tórax ou das mamas; ingestão de bebida alcoólica em excesso; obesidade; baixo consumo de frutas e vegetais; sedentarismo; menstruação precoce (antes dos 11 anos); engravidar após os 35 anos de idade ou não ter filhos; histórico familiar, com parentes de primeiro grau que já tiveram o câncer.

Em contra partida, além de manter uma vida saudável, o simples fato das mulheres terem a conscientização de que o auto exame de palpação das mamas e a mamografia, quanto mais cedo forem realizadas maiores a chance de detecção e tratamento.

De acordo com a oncologista Paula Philbert Lajolo, do Oncocentro de Uberlândia, uma dieta balanceada gera benefícios na prevenção do câncer, pois está diretamente relacionada ao controle do peso. “Mais do que alimentos específicos, o controle da obesidade tem ligação com a redução do risco de câncer de mama e mesmo obtendo resultado positivo na detecção da doença, não deve ser tratado como algo tão amedrontador. Hoje a taxa de sobrevida é maior justamente por conta da efetividade do diagnóstico precoce e as tecnologias usadas no combate às células cancerígenas”, destaca.


Kompleta Comunicação -  Assessoria de Imprensa - (034) 3086-6161
Giselle Dourado (34) 9208-8792 / assessoria@kompletacomunicacao.com.br