quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Oficina das Cores: celebrar a vitória sobre o câncer


O Oncocentro Uberlândia realizou na última quinta-feira (20), a primeira edição da “Oficina das Cores”, com a participação de diversos profissionais do corpo clínico e pacientes com histórico de câncer, mas que venceram a doença e já finalizaram o tratamento.

Com o objetivo de reunir os atendidos e proporcionar a eles um momento de interação e de troca de experiências, a oficina propôs de forma aberta e espontânea o debate, também com os profissionais.

Elina Machado, psicóloga do Oncocentro Uberlândia e uma das idealizadoras do projeto, destaca a motivação do corpo clínico em realizar a atividade, “A oficina terapêutica com os pacientes que já finalizaram o tratamento e venceram o câncer, é de grande importância, tanto para a interação entre eles, quanto para a nossa motivação. Tivemos nesse encontro histórico de diversos tipos da doença e são pessoas que estão em um momento de retomada da vida normal, de sua rotina. A oficina em si é para auxilia-los a lidar com essa nova etapa e a temática das cores foi proposta com o objetivo de observarmos o quanto as cores influenciam no nosso humor, assim como o nosso humor influência nas cores que “pintamos” o nosso dia-a-dia. A troca de experiência proporcionada aqui pelos outros colegas é rica em motivação.
Para mim, enquanto profissional é maravilhoso observar a interação deles. Ouvir cada um falando sobre as dificuldades que enfrentou durante o tratamento, mas agora é diferente, com um sorriso no rosto, com ar de superação. Isso, sem dúvida é gratificante. Para as próximas edições, queremos que estes paciente, retornem à oficina e passem seus recados de motivação para aqueles que ainda estão em processo de tratamento”.

Silvania Alves Pereira da Costa, aos 53 anos abre um sorriso enorme no rosto ao falar de sua superação. Foi diagnosticada em janeiro deste ano, com câncer de intestino, mas já em setembro havia finalizado o tratamento.

“Foi como uma eternidade. As pessoas falam que foi rápido, mas sei bem pelo que passei. Foi difícil, desgastante, me sentia inútil, olhava as pessoas ao meu redor e eram tão ativas, isso me incomodava, não sabia como lidar com a doença”, destaca ela.

Silvania ainda fala do prazer em participar da oficina e compartilhar com os agora amigos, dos momentos difíceis que passou. “Essa oficina me deu a oportunidade de ver que estava errada quanto aos pensamentos, não era inútil, vi que passaram pelos mesmos problemas que eu passei. E agora posso ser um instrumento na vida de outras pessoas. Quero sempre contar minha história e espero que ela sirva de motivação”, finaliza.


Kompleta Comunicação -  Assessoria de Imprensa - (034) 3086-6161
Giselle Dourado (34) 9208-8792 / assessoria@kompletacomunicacao.com.br