quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

É possível saborear as delícias da ceia sem comprometer a dieta e o condicionamento físico



Se durante todo o ano você conseguiu seguir as orientações da nutricionista e do preparador físico, está com a saúde e a boa forma em dia, saiba que mesmo durante as festas de fim de ano você consegue manter estes bons resultados. 

É quase impossível resistir às tentações de uma ceia de Natal. São comidas típicas, que geralmente não são consumidas durante o ano e o desejo pode falar mais alto. Não precisa ficar com vontade de comer, basta ter consciência e não consumir em grande quantidade. 

A nutricionista do Hospital Santa Clara, Raquel Nery, explica que alimentar devagar, com tranquilidade e não encher muito o prato é o primeiro passo. Outro ponto favorável é consumir alimentos mais saudáveis e tão saborosos quanto àqueles mais calóricos. Veja algumas alternativas:

 Não exagere nos petiscos, prefira patês à base de iogurte natural e utilize atum, alho, cebola, ricota, além de ervas e especiarias.

 As frutas frescas como banana, abacaxi, ameixa, manga, maçã, laranja podem substituir sobremesas calóricas, além de deixar a mesa mais bonita e colorida. 

  Substitua o bacon da farofa por banana ou uva passa e utilize a maçã ou manga na salada.

 Outra alternativa é fazer molho agridoce com laranja, abacaxi ou maracujá.

 Dê preferência para carnes brancas assadas ou grelhadas, como peru ou peixes e evite tender, pernil e lombo.

 Utilize temperos naturais (orégano, manjericão, hortelã e alecrim), ervas e especiarias que deixarão seus pratos muito mais saborosos. 

 As oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, pistache, avelã) são muito utilizadas como petiscos, porém são saudáveis e calóricas. Uma boa sugestão é misturá-las ao arroz e às saladas.

 Natal sem panetone, não é Natal! Para comer essa delícia sem comprometer a balança, opte pela versão com frutas cristalizadas ao invés do chocotone.

 Se a rabanada for indispensável na ceia da sua família, opte por prepará-la no forno.

O grande vilão e que prejudica o condicionamento físico é a glicose, presentes no álcool e nos doces. “O sangue armazena parte da glicose e a outra parte que não é utilizada como energia é transformada em gordura. Priorize alimentos ricos em proteínas e fibras”, explica o preparador físico da Santé Espaço Fitness, Erivan Júnior. O treino permanece. Para quem vai viajar, o preparador orienta que uma atividade no parque ou uma caminhada no quarteirão são opções para manter os exercícios e queimar calorias. 

Pós-festa é recomendável ingerir líquidos e alimentos que ajudem na desintoxicação e limpeza do organismo. Seguindo essas orientações, você não terá dificuldades em retomar à sua dieta e não perderá o que conquistou durante o ano.


Kompleta Comunicação – Assessoria de Imprensa - (034) 3086-6161
Lauriane Martins – (34) 9249-5800 / redacao@kompletacomunicacao.com.br