quinta-feira, 3 de maio de 2012

Homens aquecem mercado de beleza e bem-estar

Nos spas, empresários representam 35% dos clientes com a média de idade entre 35 e 60 anos
Há algum tempo a sociedade machista abandonou os paradigmas que selecionavam o que era função da mulher e o que era permitido aos homens. No segmento de estética e bem-estar, as mulheres continuam sendo as principais consumidoras deste tipo de serviço, mas a participação do público masculino tem sido cada vez maior. Nos spas, eles representam 35% dos clientes, com a faixa etária média de 35 a 60 anos.

A vontade de se cuidar e lutar contra os sinais do envelhecimento fizeram com o que o público trocasse o futebol de final de semana com os amigos por espaços aromáticos e aconchegantes. Esse aumento na preocupação com a estética e a saúde dos homens aquece o mercado de beleza e serviços voltados ao bem-estar. Observado pelas empresas, o fator mais relevante avaliado pelos homens é a qualidade do produto e do serviço, o que os torna mais exigentes que as mulheres.

Evitar os estresses do dia a dia, relaxar e balancear a alimentação alinhando com a prática de atividades físicas são motivos pelos quais o público masculino procura os spas. No Spa Equilíbrio, em Uberlândia, cerca de 10% dos serviços realizados são destinados a este público, em sua maioria, formado por empresários em busca de descanso e qualidade de vida.

De acordo com a proprietária do Spa Equilíbrio, Cláudia Luz, a época em que os homens mais frequentam o spa é próxima ao Dia dos Pais ou no período de férias. “Muitos clientes homens já estão com a gente há algum tempo. As atividades no spa ajudam com que eles, esgotados com o trabalho, recuperem o relaxamento da mente e cuidem da saúde, assim, voltando à rotina com otimismo e a autoestima elevada”, afirma Cláudia.

O empresário Júlio César Medeiros, 34, é diretor de uma editora em Brasília (DF) e já usufruiu dos serviços de spa pelo menos três vezes. “Vou em busca de emagrecimento e descanso. Acho extremamente importante tirar um tempo para cuidar de mim mesmo e sinto-me revigorado toda vez que saio de um spa”, diz.

Júlio César defende que com o mundo cada vez mais globalizado e com informações mais ágeis não podemos deixar de recarregar as energias e nem cogitar a ideia de não cuidar do corpo. “Quem tem a oportunidade de buscar ajuda profissional e frequentar spas para sair da rotina de trabalho, deve fazê-lo, pois os resultados são imediatos e fazem grande diferença”, fala.

Em virtude do número crescente de clientes masculinos, os spas já têm mostrado o interesse em decorar o ambiente de forma mais neutra, para evitar o pensamento de que estão em um ambiente estritamente feminino, e providenciar uma estrutura que atende à demanda dos homens. No Equilíbrio, a infraestrutura conta com salas de estar com TV e DVD, salões de jogos, quadra poliesportiva e até um cantinho de pesca, tudo para deixar o empresário mais à vontade com o local.

Dicas de qualidade de vida

O sedentarismo faz parte do cotidiano da maioria dos empresários. Com a correria dos afazeres, a prática de atividades físicas fica sempre em último plano, principal problema dos homens que procuram os spas. Para evitar possíveis complicações de saúde, segue algumas dicas básicas para se tornar fisicamente ativo durante o dia:• Use as escadas ao invés de elevadores;

• Estacione o carro um pouco mais longe do destino;

• Desça do ônibus uma ou duas estações antes;

• Vá ao banco, à padaria, aos Correios ou ao shopping caminhando;

• Cuide você mesmo da sua casa e do jardim;

• Se tiver carro, lave-o você mesmo;

• Saia para dançar ou dance em casa, mesmo sozinho;

• Saia da poltrona e mude manualmente os canais da TV;

• Faça pessoalmente as compras do supermercado ou da feira;

• Aproveite as filas nos bancos para fortalecer os músculos do abdômen e das pernas;

• Procure realizar atividades em conjunto com amigos, familiares ou em centros de encontro. Assim você terá mais prazer em ser ativo.


Mais informações
Assessoria de Imprensa SPA Equilibrio
Kompleta Comunicação - Assessoria de Comunicação - (034) 3086-6161
Luana Roque – 9165-6345 / kompleta@kompletacomunicacao.com.br
Keila Miranda - 9102-3264 / keila@kompletacomunicacao.com.br