segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Call centers se beneficiam com práticas ergonômicas

Exercícios no ambiente de trabalho garantem melhor produtividade, satisfação do funcionário e visibilidade no mercado

Produtividade pode aumentar em até 20% por meio das práticas ergonômicas

Call centers e outras empresas de telemarketing têm se beneficiado dos resultados de trabalhos de ergonomia. Profissionais da área apontam que a prática de atividades como ginástica laboral, massagens e orientações posturais garantem melhor produtividade e satisfação do funcionário. Outro ponto positivo se refere à visibilidade no mercado. Algumas grandes companhias contratam serviços de telemarketing apenas de empresas que desenvolvem atividades de ergonomia.
No ano de 2007, foi aprovado o anexo II da NR 17 (Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho N° 17), que estabelece medidas de saúde e segurança no trabalho para a atividade de telemarketing. Segundo a fisioterapeuta e proprietária da Fisiolíder – Gestão em Ergonomia, Carolita Vasconcelos, as instruções previstas pela norma, como horários de intervalo, capacitação e tipo de equipamentos a serem usados, passaram a contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores. “Em média, o aumento na produtividade é de 20%, nas empresas que cumprem as mínimas exigências da norma, afinal um funcionário bem orientado e cuidado rende mais”, afirmou.
De acordo com o diretor operacional de uma empresa de cobranças de Uberlândia, Luciano José da Silva, a principal melhoria percebida ao longo de dois anos, tempo no qual são desenvolvidos os trabalhos ergonômicos em sua empresa, foi em relação ao número de afastamentos. “Diminuiu muito o número de funcionários com licenças por questões de saúde como LER e outros problemas”, disse. A empresa em que Luciano trabalha possui atualmente 215 funcionários, desses, 193 são operadores de telemarketing.

Confira dicas para melhorar o desempenho de operadores de telemarketing:

•          -Periodicamente procure relaxar os braços, respirando profundamente, puxando o ar pelo nariz e soltando pela boca. Repita esta respiração de forma lenta cinco vezes;
•          -Periodicamente, desvie os olhos do computador e olhe para diferentes distâncias;
•          -Mantenha os pés bem apoiados no chão;
•          -Mantenha as costas apoiadas no encosto da cadeira;
•          -Beba pequenos goles de água ao longo da jornada de atendimento;
•          -Alterne frequentemente de ouvido o headphone;
•          -Mantenha sua mesa organizada e limpa, sem papéis ou objetos desnecessários;
•          -Alterne a postura de pé e sentado ao longo de seu dia;
•          -Mantenha os antebraços apoiados sobre a mesa de trabalho;
•          Mantenha os punhos retos;
•          Não digite utilizando força;
•          Mantenha o monitor de vídeo à sua frente;
•          Mantenha os objetos de uso frequente dentro da área de alcance.








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