Exercícios no ambiente de trabalho garantem melhor produtividade, satisfação do funcionário e visibilidade no mercado
Produtividade pode
aumentar em até 20% por meio das práticas ergonômicas
Call centers e outras
empresas de telemarketing têm se beneficiado dos resultados de trabalhos de
ergonomia. Profissionais da área apontam que a prática de atividades como
ginástica laboral, massagens e orientações posturais garantem melhor
produtividade e satisfação do funcionário. Outro ponto positivo se refere à
visibilidade no mercado. Algumas grandes companhias contratam serviços de
telemarketing apenas de empresas que desenvolvem atividades de ergonomia.
No ano de 2007, foi
aprovado o anexo II da NR 17 (Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho N°
17), que estabelece medidas de saúde e segurança no trabalho para a atividade
de telemarketing. Segundo a fisioterapeuta e proprietária da Fisiolíder –
Gestão em Ergonomia, Carolita Vasconcelos, as instruções previstas pela norma,
como horários de intervalo, capacitação e tipo de equipamentos a serem usados,
passaram a contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida
dos trabalhadores. “Em média, o aumento na produtividade é de 20%, nas empresas
que cumprem as mínimas exigências da norma, afinal um funcionário bem orientado
e cuidado rende mais”, afirmou.
De acordo com o diretor
operacional de uma empresa de cobranças de Uberlândia, Luciano José da Silva, a
principal melhoria percebida ao longo de dois anos, tempo no qual são
desenvolvidos os trabalhos ergonômicos em sua empresa, foi em relação ao número
de afastamentos. “Diminuiu muito o número de funcionários com licenças por
questões de saúde como LER e outros problemas”, disse. A empresa em que Luciano
trabalha possui atualmente 215 funcionários, desses, 193 são operadores de
telemarketing.
Confira dicas para
melhorar o desempenho de operadores de telemarketing:
• -Periodicamente procure relaxar os
braços, respirando profundamente, puxando o ar pelo nariz e soltando pela boca.
Repita esta respiração de forma lenta cinco vezes;
• -Periodicamente, desvie os olhos do
computador e olhe para diferentes distâncias;
• -Mantenha os pés bem apoiados no chão;
• -Mantenha as costas apoiadas no
encosto da cadeira;
• -Beba pequenos goles de água ao longo
da jornada de atendimento;
• -Alterne frequentemente de ouvido o
headphone;
• -Mantenha sua mesa organizada e limpa,
sem papéis ou objetos desnecessários;
• -Alterne a postura de pé e sentado ao
longo de seu dia;
• -Mantenha os antebraços apoiados sobre
a mesa de trabalho;
• Mantenha os punhos retos;
• Não digite utilizando força;
• Mantenha o monitor de vídeo à sua
frente;
• Mantenha os objetos de uso frequente
dentro da área de alcance.
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