quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Como prevenir e tratar as dores nas costas durante a gestação



Durante a gravidez é comum a queixa de dores na coluna, geralmente a partir do quinto mês de gestação, isso se deve ao foto de haver uma grande transformação no corpo da mulher, tanto para a adequação do bebê, como para uma espécie de preparação do momento do parto.
Estudos estimam que cerca de 80% das grávidas apresentarão dores lombares e as mulheres que já possuem esse histórico, mesmo antes de engravidar, precisam se precaver para as dores não se intensificarem durante o período.
O crescimento do feto e o aumento o útero provocam aumento do peso da mulher (média de 1/5 de acréscimo no peso), afetando diretamente no equilíbrio do corpo.
Além da dor lombar, existem outros dois tipos que mais acometem as futuras mamães:
Dor pélvica posterior: quatro vezes mais frequente que a dor lombar. Acomete a região dos glúteos e posterior da coxa, mas não ultrapassa o joelho. Mesmo com o repouso, as dores não desaparecem rapidamente, na maioria das vezes persiste até o nascimento da criança. Dados apontam que 20% das mulheres apresentam tanto a dor lombar, como a pélvica.
Dor noturna: é comum algumas grávidas apresentarem dores apenas no período noturno, ao se deitar. Isso está relacionado ao fato de haver a desativação de vários órgãos durante o período de repouso, como por exemplo o estômago e o sangue passa a atuar com prioridade em outras regiões, afetando assim, as áreas “inflamadas” e ocasionando as dores.

Segundo Rodrigo Pacheco, fisioterapeuta do ITC Vertebral Uberlândia, a principal dica para amenizar as dores é realizar atividades físicas durante a gravidez, pois beneficia no controle do peso corporal e relaxa a mente e o corpo. Dentre as atividades recomendadas pelo profissional, estão:

Pilates - fortalece a musculatura, melhora a postura e as dores nas costas. Para quem nunca praticou e deseja realizar durante a gestação deve passar por avaliação antes de iniciar os exercícios;

Hidroginástica - Na água a gestante sente mais confiança ao realizar os exercícios, um dos motivos para isso é o fato de que na água o peso da barriga não é sentido ou diminuído;

Caminhada - Possui baixo impacto e também por ser uma atividade que não exige grande aptidão física para sua realização;
Ioga – Proporciona mais flexibilidade a gestante, além de tonificar os músculos e melhorar o equilíbrio e a circulação;


“É importante destacar que o médico da gestante deve liberá-la para a prática de atividades físicas, e um profissional deve acompanhar seu desempenho, para impedir que não haja danos à saúde”, finaliza Rodrigo Pacheco.

Kompleta Comunicação -  Assessoria de Imprensa - (034) 3086-6161
Giselle Dourado (34) 9208-8792 / assessoria@kompletacomunicacao.com.br