sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Semana Mundial da Amamentação alerta mães sobre benefícios do leite materno



Acontece entre os dias 1ª e 08 de agosto de 2015 a ‘Semana Mundial da Amamentação’. A data tem como objetivo 
alertar as mães para a importância da amamentação e seus benefícios para a criança. Além de estreitar os laços da mãe e do filho, o leite materno tem propriedades importantes para o desenvolvimento da criança.
O leite materno é o alimento mais completo para o bebê e seus benefícios são inúmeros. Entre eles destacam-se a diminuição do risco de alergias, prevenção de cólica, desenvolvimento da arcada dentária do bebê, redução da chance de obesidade e prevenção de inúmeras doenças. A recomendação é que a mãe amamente o bebê exclusivamente com leite materno até os seis primeiros meses de vida.
Segundo a enfermeira Andressa Pinheiro, do Hospital Santa Clara, a amamentação também beneficia a mãe em diferentes aspectos. “O ato de amamentar protege a mãe contra o câncer de mama e de ovário, reduz o risco de diabetes e ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e anemia pós-parto. Além disso, aumenta vinculo entre mãe e filho, fazendo com que o bebê se sinta mais seguro e tranquilo”, comenta.
Apesar de ser um ato natural, algumas mamães ainda têm dúvidas frequentes. O que a mulher pode fazer para produzir mais leite, o que fazer para evitar rachaduras nos seios e se a alimentação da mãe pode prejudicar a amamentação são alguns exemplos mais comuns. A melhor forma de esclarecer as dúvidas é pedir orientação à equipe de enfermagem no decorrer da internação, pois é nesse momento que a mãe tem contato direto com a nova realidade.

Alojamento Conjunto
Segundo o Ministério da Saúde, alojamento conjunto é o sistema hospitalar em que o recém-nascido sadio, logo após o nascimento, permanece com a mãe 24h por dia em um mesmo ambiente até a alta hospitalar. Esse sistema possibilita a prestação de todos os cuidados assistenciais tanto da mãe quanto para o bebê.
De acordo com a enfermeira Andressa, o alojamento conjunto é um período de extrema importância. “Fisiologicamente falando, nesse período os bebês dormem melhor e choram menos, além de ganhar peso rapidamente. Esse processo também contribui para que o aleitamento materno se estabeleça e continue por mais tempo, tornando as mães mais confiantes para cuidar de seus bebês e promovendo um vínculo afetivo entre os dois”, explica.

Retorno ao trabalho
A volta ao ambiente de trabalho é mais um passo no extenso processo da maternidade. É natural que a mulher sofra com a separação e distanciamento do filho, por isso esse passo deve ser planejado e organizado. “Informe-se e escolha bem com quem vai deixar o bebê, comece com um processo de adaptação e dê tempo para o bebê se acostumar com a outra pessoa cuidando dele. Para que não haja estranhamento das crianças, curta seu filho nos momentos disponíveis e tenha tempo para ele na volta ao trabalho”, recomenda a enfermeira Andressa.
Durante essa fase é importante que as mães não se esqueçam de que as retiradas de leite frequentes as mantêm lactantes e estabiliza a produção. “O mais comum é que nos primeiros seis meses a mãe faça de duas a três sessões de retirada de leite, em um período de oito horas”, completa Andressa.