segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Confira dicas para higienizar o aparelho ortodôntico






Práticas de limpeza do dia a dia garantem mais saúde bucal e evitam doenças

Para manter uma boca saudável, além dos cuidados com a alimentação, é preciso higienizar muito bem gengivas, língua e dentes, é o que apontam especialistas da odontologia. Conciliar as práticas garante mais saúde e previne doenças, como gengivite, e até mesmo o aparecimento de tumores. Mas, quando a boca é tratada por aparelho ortodôntico, seja móvel ou fixo, qual a melhor maneira de fazer a limpeza?
De acordo com o ortodontista uberlandense Leonardo Menezes Caldeira, os melhores aliados na hora de se higienizar a boca são a escova ortodôntica de cerdas macias e o fio dental. Segundo ele, a escovação deve ter uma sequência para que nenhuma região dentária seja esquecida, por exemplo, lado direito, esquerdo, dentes de cima, de baixo, na frente e atrás. Uma escova interdental – de formato cônico – pode ajudar mais na limpeza, pois se move melhor entre as peças do aparelho. Quanto ao fio dental, os pioneiros são os do tipo floss - variação que possui uma rede de fibras esponjosas - que limpam de forma eficaz as superfícies dos dentes.
Sobre a maneira de usar das ferramentas de limpeza bucal, Leonardo aponta que é preciso estar atento ao movimento. Não se deve forçar demais o fio dental contra a gengiva para não cortá-la e a escovação tem de ser feita como se varresse o dente de cima para baixo (da gengiva para a ponta do dente) para remover as placas bacterianas que surgem devido ao acúmulo de resquícios de alimentos nos dentes. “A escovação horizontal (vai e vem) deve ser evitada, pois machuca a gengiva e provoca erosão nos dentes, facilitando a contração de doenças”, afirma.
O ortodontista ainda afirma que higienizar a boca que usa aparelho influencia de modo positivo também no resultado final do tratamento ortodôntico. “É preciso ter atenção redobrada com a higiene bucal, porque a escova e o fio dental encontrarão mais obstáculos na boca”, disse.
Veja abaixo lista com mais oito dicas saudáveis para a boca:
  • Quem tem dentes muito juntos, deve optar pelos fios dentais encerados, pois deslizam melhor e evitam o desfio;
  • Para aparelhos do tipo móvel, recomenda-se além da higienização dos dentes, a do aparelho com a mesma frequência, escovando-o diariamente com o creme dental, evitando desta forma a retenção da placa no aparelho, e mensalmente pode deixar o aparelho imerso em um antisséptico bucal por 15 minutos;
  • Nunca se deve ferver o aparelho móvel;
  • Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva;
  • Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo;
  • Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes;
  • Se os dentes e gengivas estiverem em boas condições de saúde e limpeza, uma visita a cada três ou seis meses é o suficiente;
  • Quanto às crianças, deve se colocar ao menos uma vez ao mês o aparelho em uma solução de água com duas gotas de água sanitária para melhor desinfecção.







Kompleta Comunicação - (034) 3086-6161
João Paulo Feliciano – 9152-7255 /  kompleta@kompletacomunicacao.com.br